Projeto 5 – Participação ativa nas redes



Na objetivação de que cada indivíduo seja acompanhado holisticamente, ou seja, dos pontos de vista físico, mental, social e espiritual, provendo-se a cada qual o tratamento mais adequado e aumentando a sua qualidade de vida, o apoio no dia-a-dia torna-se imprescindível. A rede de vida saudável, constituída de voluntários que exercitam a nível comunitário o método de saúde Okada, cumpre com a função de prestar semelhante apoio.


Em interação com o instituto terapêutico, bem como com médico e instituições que adotam o sistema de tratamento integrativo, o voluntariado composto por indivíduos habilitados nas áreas da terapia depurativa, das manifestações artístico-culturais e da alimentação natural, não apenas trabalham para a promoção da saúde, mas procuram construir uma comunidade melhor, através da ajuda moral a idosos solitários, à atuação na educação infanto-juvenil, no incremento da produção e consumo locais e noutras atividades. Intervindo também na área dos cuidados paliativos e terminais, a rede de vida saudável tem sido objeto das atenções como um recurso valioso no campo do tratamento médico. Neste sentido, quando a pessoa opta por receber os cuidados terminais em casa, é importante, ao lado da assistência médica e paramédica ao domicílio, proporcionar tanto ao doente, como aos familiares, conforto, alívio e diminuição da carga física e psíquica.

O papel da rede, cujos integrantes vivem na mesma comunidade, está na relação de entreajuda que se cria e vai refletir no apoio familiar e no aumento em reciprocidade da qualidade de vida dos seus integrantes.