Fundação MOA - Portugal

Mokichi okada - Homem e Obra

Sucursal portuguesa da MOA International, a Fundação MOA de Portugal é uma instituição privada de direito público, sem fins lucrativos, que se fundamenta na filosofia do pensador e visionário japonês Mokichi Okada (1882~1955). Sua principal meta é edificar uma sociedade regida por princípios universais, com esteio na   trilogia Verdade, Bem e Belo, e propiciar o intercâmbio internacional e a difusão da cultura nipónica.

Foi constituída em 21 de Setembro de 1988, com Sede em Lisboa e   delegações no Porto e em Vila Pouca de Aguiar. Orgulha-se de contar entre os   seus fundadores personalidades ilustres como os Dr. Ângelo Vidal d’Almeida Ribeiro, ex-bastonário da Ordem dos Advogados e o Prof. Dr. Manuel Eugénio Machado Macedo, ex- bastonário da Ordem dos Médicos, bem como o Sr. Kiyoshi Kobayashi, o introdutor do judo em Portugal e actual Presidente.

Dos seus fins estatutários, constam a partilha e consecução dos valores e ideais okadianos, acima das convicções religiosas. Para tanto, planeia e promove actividades em favor da solução das questões que afectam o homem moderno, visando materializar o conceito do “lar belo”, que se define por uma família sadia, harmoniosa e feliz. A mola mestra da formação do lar belo é a prática quotidiana do método de saúde e bem-estar Okada, sistema que se alicerça numa teoria original, cuja essência está no respeito à Natureza.

A acção da MOA, suportada maioritariamente no trabalho voluntário e donativos, incide nas áreas da promoção da saúde, da prevenção e cura da   doença, da agricultura natural, da ecologia e das expressões culturais e artísticas. Os promotores deste trabalho são os membros da Liga de Amigos da Fundação, simpatizantes e a comunidade em geral.

No Porto e em Lisboa, a Fundação mantém dois institutos terapêuticos, enquanto espaço de apoio das pessoas que têm em mente formar o seu lar belo. Para além do atendimento clínico feito por profissionais da medicina convencional, o instituto terapêutico concorre para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do utente com a aplicação do seu método.

Em Vila Pouca de Aguiar, numa área rural, mantém instalações que pretendem concorrer concretamente para a solução da problemática contemporânea, pelo fomento dum novo estilo de vida. É o local onde a sua   filosofia pode ser sentida, aprendida e experimentada mais amplamente.


Shinsen-Kyô

Em 5 de Maio de 1944, Mokichi Okada começa a concretizar efectivamente a concepção de construir um arquétipo do Paraíso na Terra, mudando-se para a região montanhosa de Hakone, sítio de uma paisagem deslumbrante pelo qual, desde há muito, nutria especial afeição.

Por outro lado, agrega a esse projecto a construção de um museu de artes a harmonizar com a paisagem e onde se exponham as obras que coleccionava, de forma que o maior número de pessoas receba as benesses do contacto com as belas-artes.

Assim, pelo denotado trabalho voluntário dos seus discípulos e seguidores, com a inauguração do Museu de Belas-Artes de Hakone, conclui em 15 de Junho de 1952 as obras do protótipo do Paraíso Terreno a que dá o nome de Shinsen-Kyô.


Zuissen-Kyô

Os problemas com que actualmente a humanidade se confronta a nível do globo terrestre, como a questão da saúde, a exaustão dos recursos naturais, a crise energética ou a poluição ambiental, etc., ultrapassam as fronteiras dos interesses nacionais, clamando por urgente prioridade na sua solução. Contudo, há que convir que as respostas para semelhantes problemas são extremamente complexas. Tal complexidade procede do facto de que não dependem unicamente do desenvolvimento da ciência e tecnologia. Tendo viabilizado que o homem desse o seu primeiro passo na Lua, nos anos 60, hoje a ciência e tecnologia põem à mostra a sua impotência frente a esta série de questões.

Não podemos estar de braços cruzados a contar com que novas descobertas científicas ou iniciativas governamentais nos tragam a solução. É preciso que cada um reveja seriamente o seu estilo de vida. As ameaças mais prementes dizem-nos respeito à saúde e ao ambiente terrestre. Um exemplo emblemático é a SIDA, contra a qual a medicina vem travando uma batalha inglória. Ela encabeça o caudal vez mais extenso de patologias incuráveis, de causa desconhecida ou crónico-degenerativas que, ano a ano, ceifam milhares e milhares de vidas preciosas. Constatamos que a abordagem sintomática com que a medicina lhe faz face chegou aos limites.

Soma-se a isso a poluição do ar, do solo e das águas - desde os oceanos até a subterrânea - o agravamento do efeito estufa, a destruição da camada de ozona da atmosfera e as chuvas ácidas, fenómenos provocados por substâncias químicas como, por exemplo, os gases carbónico e clorofuorcarbónico ou as dioxinas. É inegável que a destruição ambiental com origem na contaminação do meio aliada à exploração brutal dos recursos naturais origina distúrbios no ecossistema, pondo em risco não apenas a vida mas gerando uma gravíssima crise que leva espécies à extinção. Desta forma, o que hoje se vê são as sombras lançadas pelo mito da ciência omnipotente que dominou na década de 60.

A realidade é que carecemos de dados e experiências suficientes que nos permitam lidar de forma efectiva com este estado crítico, visto nunca dantes termos vivido situação semelhante.

Como já foi mencionado, a sua solução não depende mera e exclusivamente da reforma dos sistemas sociais, políticos ou económicos vigentes, mas está directamente relacionada com factores como a mentalidade das pessoas ou o sentido e os valores das coisas. Portanto, surge a necessidade de procurá-los numa filosofia capaz de ser posta em prática por todo e qualquer um, independentemente da sua etnia, crenças religiosas ou nacionalidade.

Antecipando-se a uma tal situação, há mais de meio século, Mokichi Okada advogou uma nova maneira de estar no mundo, indicando a sua viabilidade mediante a experiência própria. Isto posto, definimos o Zuissen-Kyô como o modelo que oferece a chave dessas questões de âmbito global, na medida que é o local onde se pode estudar e praticar concretamente, do indivíduo para a colectividade, a filosofia e o pensamento de Okada.

O Zuissen-Kyô pretende ser o ponto de partida para a solução da problemática enfrentada pela sociedade contemporânea, nomeadamente as questões da saúde, alimentação e ecologia, a partir duma abordagem que, a começar no indivíduo, passa pela família e comunidade até alcançar a nação. Ao mesmo tempo, objectiva promover junto à sociedade um novo estilo de vida condizente com o século XXI.