Projeto 4 – Revolução do Pensamento

“O ser humano deve sempre aspirar ao progresso e a evolução. (...)Se, todavia, nos restringirmos apenas à área material do desenvolvimento empresarial e profissional ou à subida de estatuto social, seremos criaturas superficiais, desprovidas de lastro, como plantas aquáticas sem raízes que flutuam ao sabor das águas. O progresso e evolução espirituais são imprescindíveis. Em suma, refiro-me à evolução da personalidade. Com tal intenção, é preciso levar o eu a crescer, passo a passo, pacientemente. Escusa apressar-se. Que seja só um bocadinho. Haverá de se transformar numa pessoa excelente, mercê do longo tempo fluído. Melhor, só a vontade de assim praticar já faz de si uma pessoa excelente. Fará jus, dessa maneira, à confiança alheia, tudo lhe correrá às mil maravilhas e será feliz. Ao me ouvirem falar assim, se calhar os jovens de hoje poderão julgar que o meu discurso está gasto, lembrando uma moral fora de moda. Mas nada há de gasto nele. Quem for capaz disto, este sim merece ser chamado homem dos novos tempos.”


(M. Okada, 11 de Outubro de 1950)


Kazuo Murakami,professor honorário da Universidade de Tsukuba e autoridade mundial no campo da pesquisa da engenharia genética, afirma que “positiva ou negativamente, o trabalho dos genes pode ser controlado por cada um”.


Segundo ele, “quando se fala em gene, as pessoas imaginam algo determinado pelo destino, contra o qual nada podem”. Todavia, afirma, é possível “ligar ou desligar o comutador dos genes através da atitude mental”. Ao ativarmos o trabalho do gene que nos é favorável, podemos melhorar não só a saúde, mas também levar uma vida brilhante.

Sobre esse estilo de vida que ativa os genes positivos, em entrevista que concedeu ao nosso magazine Rakuen[1], o Dr. Murakami resume: “Na sua condição de integrante da Natureza, o ser humano é por ela vivificado em seu seio, Portanto, a condição básica para tal é estar em consonância com as suas leis, dado que o gene em si foi gerado por ela.

É fundamental viver com ideais elevados e gratidão, tendo o pensamento voltado para a Vontade cósmica. É da mesma forma fundamental ter um sentido para a vida e um coração sensível às emoções, de modo a interpretar positivamente os factos, não só quando as coisas correm a contento, mas também nas adversidades, e agir com a atitude altruísta de dar prioridade ao próximo, pensando nele e na sociedade. Além disso, devemos viver intensamente cada dia no propósito de edificar um mundo em que reinem a Verdade, o Bem e o Belo.”

Desta maneira, também a Ciência vem comprovando que, pela melhoria do nosso modo de pensar e agir, podemos influenciar imenso na saúde física e psíquica.

Mokichi Okada ensina-nos que o segredo da saúde, isto é, o verdadeiro método de saúde consiste em nos dedicarmos ao próximo e à comunidade, na obediência à Mãe Natureza, trazendo sempre dentro de nós ideais elevados e gratidão.

Por esta razão, pretendemos apresentar como uma filosofia de vida e como um método para se tornar num protótipo de habitante do mundo ideal (pessoa de espiritualidade elevada) que atinja a expansão da consciência, a evolução da espiritualidade, noutras palavras, que haja dentro de cada um de nós uma mudança de valores.

[1] Rakuen: revista trimestral editada pela companhia MOA International S/A, do grupo MOA International.