Projeto 3 – Expansão da Agricultura e Alimentação naturais

Hoje, quando o aumento das doenças derivadas do estilo de vida não conhece trégua, a alimentação tradicional japonesa — que se sustenta nos princípios de que «a medicina e a alimentação partilham de origens comuns» e de que «o homem é indissociável da terra em que vive» — vem sendo positivamente reavaliada.

Tendo dado conta de que uma das causas dos problemas sociais, nomeadamente os familiares, a administração central viu por bem estimular a consciencialização para uma vida alimentar saudável, estabelecendo para o efeito a lei fundamental da educação alimentar e o respetivo plano de promoção, sob o qual também as autarquias estão a trabalhar neste campo.

A base dieta alimentar advogada pela MOA consiste na ingestão de alimentos ricos em energia vital, que não só aumentam a capacidade curativa natural, como contribuem para uma maior beleza e saúde mental e física. Uma mesa de refeições alegre, onde a família se une num mesmo sentimento, ameniza os corações dos seus membros e vai formando crianças de rica personalidade.

Visamos uma mesa na qual as pessoas, diante duma comida preparada com amor e carinho, se sintam gratas quer pelas dádivas da Natureza, quer por aquele que cultivou e quem confecionou. A MOA deseja que esse estilo crie raízes no lar.

Também quer valorizar a cultura alimentar responsável pela alimentação tradicional, sustentáculo da vida quotidiana e da saúde. É dito que o comer alimentos colhidos localmente contribui para a constituição dum físico sadio. Por isso mesmo queremos apoiar a cultura alimentar e acompanhar seriamente a atividade agrícola que é a base da nação.

Presentemente, são numerosos os danos para a saúde causados pelos resíduos de agrotóxicos, inclusive os de pós-colheita, assim como pelos alimentos importados. Mais do que nunca, urge a produção e o consumo locais de produtos alimentares seguros.

Desde sempre, a MOA vem difundindo e fomentando o cultivo de produtos alimentares seguros, saborosos, plenos de energia vital e belos à vista, sem o recurso a adubos de síntese nem a agrotóxicos, mas sim pelo aproveitamento no grau máximo do organismo vivo que é o solo, a manter desta forma a pureza e integridade do ambiente.

Deste modo pretendemos levar aos consumidores a tomada de consciência da importância da agricultura natural para a saúde física e mental, bem como oferecer ao maior número de pessoas a oportunidade de introduzir no quotidiano hábitos sadios que, ao estimular as vertentes física e anímica, lhes proporcionem uma qualidade de vida superior e um melhor viver.