Comunicado


31.12.2023
 
Caros participantes do Concurso de Desenho Infantil da MOA do Município do Porto.
 
A MOA quer antes de mais desejar um bom ano de 2024 a todas as famílias.
 
2023 foi um ano desafiante, cheio de projetos enriquecedores junto de comunidades educativas e não só.
Dado ao atual número limitado de recursos, vemo-nos perante a difícil tarefa de estabelecer prioridades nas nossas ações. Como tal, informamos que, por período ainda indeterminado, manteremos suspenso o Concurso de Desenho Infantil do Porto.
 
Recordamos que esta dinâmica pretende acima de tudo estimular nas comunidades educativas, a utilização da arte como forma de expressão do sentimento e de promoção da saúde mental como ferramenta de persecução da paz.
Recordamos aqui a citação da Unesco “Uma vez que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”.
 
Este concurso ocorre anualmente no Museum of Art da MOA em Atami, Japão, onde reúne desenhos de crianças de todo o mundo.
Esta iniciativa, que pretende fazer uma ponte cultural entre o Oriente e Ocidente, continua e convidamos-vos a manterem a prática da expressão artística viva nas vossas escolas.
 
Continuamos, contudo, a nossa atividade e a todos os que desejem chegar até nós, informamos que mantemos os mesmos contactos anteriores.
O nosso muito obrigado a todos os que participaram nos eventos anteriores e a todas as instituições que, de diferentes formas, proporcionaram as condições necessárias para a realização dos mesmos.
 
Gostaríamos de agradecer particularmente à Câmara Municipal do Porto, por nos ter acompanhado nestes 13 anos e que permitiram que este projeto se tornasse possível.
Paralelamente, estamos gratos a toda a comunidade educativa e em especial aos professores. Tivemos o prazer de conhecer fantásticos professores e diretores de escola que se dedicaram de forma incansável a este projeto. A eles um bem-haja.
 
 
Até breve.
 
 
FUNDAÇÃO MOA DE PORTUGAL
Clube UNESCO Educação Artística e Cultural pela Paz


MOA – Museum of Art -  
http://www.moaart.or.jp/en/about/